Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de maio de 2011

IBOPE e as Novas mídias

A luta entre emissoras se torna cada dia mais acirrada. Todas elas buscam o primeiro lugar, altos pontos no IBOPE.
A Serventia do IBOPE é de que os pontos são uma prova para o anunciante ter certeza de que tantas pessoas assistem a determinado programa dando a ele a "garantia" de que o produto, ao ser anunciado, terá visibilidade.
Agora, o que muitos diretores de programação e inclusive o IBOPE questionam é o surgimento das novas mídias.

Antigamente o único meio de comunicação era a TV.

Localizada no centro da sala, uma grande contadora de historias, tomava todas as atenções e a dificuldade do anunciante era a criação de comerciais mais interativos.
Já, com o surgimento da Internet não é mais possível ter esse controle de quem realmente esta assistindo. Lógico, que é possível detectar que a TV esta ligada, mas será que realmente tem alguém assistindo ou ouvindo TV?

Em uma pesquisa realizada pelo google sobre o comportamento das pessoas diante da TV foi observado que uma pessoa, por dia, tinha a TV ligada no período das 7 AM as 12h00.
Simultaneamente ela permanecia com o notebook ligado das 7 as 8 e das 11 as 12 e no intervalo das 9 as 10 ela usava o celular dela para acompanhar a programação de uma cobertura de Jogos.

A questão é que quando a Internet surgiu, muitas emissoras não acreditaram no seu potencial e na velocidade de crescimento e expansão da "criança". A Internet hoje é um grande janela para o mundo, é algo totalmente interativo e rompe qualquer limite geográfico.
O que muitas emissoras, atras do tempo perdido, fazem para não disputar o palco e sim dividi-lo e agrega-lo a programação da TV é Integrar o conteúdo as redes.

Por exemplo, em uma novela um ator esta digitando em seu blog, logo esse blog ao ser acessado por um telespectador existe toda a historia do personagem inclusive o que ele estava escrevendo naquela cena. Um programa de talk show tem votação pela internet, recebe e le os emails ao vivo, um jornal exerce a sua maior função: cobrir os fatos com denuncias feitas pelo site do programa seja por email ou upload de videos por parte de seus telespectadores.

Dentre essas alternativas uma nova forma de se produzir TV esta surgindo.

Vale destacar que quando falo de palco, internet e tv olho diretamente pela interatividade e entretenimento. Porém ao isolarmos a TV e sua potência ela nao divide palco com a Internet todavia.
Por mais que a INTERNET tenha surgido e hoje seja também um grande meio de comunicação, as pessoas ainda possuem o habito de ter a TV como uma fonte verídica, acredito isso ser resquícios da segunda guerra mundial. Sendo assim, em questão de informação a Intenet é usada para os telespectadores se especializarem sobre um assunto.

Uma noticia na Internet sobre a morte de um presidente se não for posta na Televisão ela não será considerada 100% veridica.
Agora, se essa morte é noticiada pela TV, todos vao correr para Internet para saber o como foi, ver fotos, comentar com os amigos. Sendo assim, a TV continua ligada e logo ressurge o habito de consumo de uma segunda mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário