Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

1.0 A FIFA TV e sua Organização

A FIFA, empresa responsável por diversos campeonatos de futbol, tendo como um dos seus carros chefes a COPA DO MUNDO, não possue uma estrutura fixa para todos os eventos.
De acordo com o tamanho e necessidade, ela adapta sua equipe, profissionais, vendas de patrocionio e direito de imagem.
A COPA DO MUNDO, por envolver não apenas os amantes pelo esporte ( futbol ) mas também diversos públicos devido a emoção, choros e risos, chega a alcança a proporção de que 1 torcedor no estádio equivale a 10.000 ( dez mil ) televisores ligados assistindo ao evento.
A FIFA, tendo em mãos um dos eventos de maior adesão em escala mundial em todas as classes sociais, faz da TV um dos seus maiores meios de comunicação para atingir toda a população. Baseando na porcentagem de televisores no BRASIL, sendo assim 96% da população brasileira, tem no minimo 1 por domicilio, a cobertura desse evento precisa estar de maneira impecável aos olhos de todos os consumidores ( ponto de vista telespectador ), já produtor, uma chance de se atingir o maior número de pessoas, em apenas um evento, gerando um lucro exorbitante. NASCENDO como segundo produto do EVENTO COPA a FIFA TV, hoje responsável por 95% dos produtos audiovisuais.


A FIFA TV se divide em 4 partes sendo elas:

1. Vendas e Distribuição de Direitos ( ESCRITÓRIO DE ADM ).
     Departamento responsável pela cobertura do evento e venda dos direitos pré evento, seja para compra de diretos de imagem ( emissoras ), distribuição de conteúdo, patrocínios e etc... Como apoio tem uma firma tercerizada, para durante o evento, tirar dúvidas contratuais dos clientes e aprovações de pedidos.
    Além do Gerenciamento "in house", desde 2007, do controle de conteúdos, é responsável pelo gerenciamento de parceiros como  por exemplo a HOST Broadcaster ( envia o sinal internacional ) e Ericson ( durante a copa, 2010, foi a detentora dos direitos do sinal para plataforma móvel ) .

*** Para 2014: Detentoras dos direitos no Brasil serão a GLOBO ( TV E INTERNET ), BANDEIRANTES ( TV ) e OI ( CELULAR ).

  
2.FIFA Produtos
   - 3D
   - IBC
   - FIFA FAN FEST
   - PLATAFORMA MÓVEL

3.Departamento de Apoio ( parte contratual )
   Em 2010 foram 512 detentores de direitos no mundo sendo: rádio, tv, internet, celular, impresso.. dentre outros ) contanto com um STAFF de 8.587 profissionais.

4. Host Broadcaster ( Produção e Transmissão )
    Produtora responsável pelo sinal internacional e Produção de Conteúdo.

Para a captação de clientes a FIFA fornece aos interessados retratos sobre o país que irá sediar a copa mostrando o potencial do evento em escala mundial, a riqueza da população e da região.
Isso é feito a partir mapas virtuais, série de reportagens temáticas ( natureza, cultura, religião . . . ), diferentes artes gráficas que irão compor a cobertura dos jogos ( Logo da FIFA, placar eletrônico, sequencia de abertura e encerramento, animações.. ) pois elas serão padrões para o mundo inteiro, dentre outros tipos de materiais.

Ex. De Grafismo padrão: PLACAR



Nenhum comentário:

Postar um comentário